quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Apresentando a agroecologia




Agroecologia nos faz lembrar de uma agricultura menos agressiva ao meio ambiente, que promove a inclusão social e proporciona melhores condições econômicas. E também temos vinculado a ela, a oferta de produtos "limpos", ecológicos, isentos de resíduos químicos. Portanto, a agroecologia nos traz a idéia e a expectativa de uma nova agricultura, capaz de fazer bem aos homens e ao meio ambiente como um todo.
Com base em vários estudiosos e pesquisadores nesta área, a agroecologia tem sido reafirmada como uma ciência ou disciplina científica, ou seja, um campo de conhecimento de caráter multidisciplinar que apresenta uma série de princípios, conceitos e metodologias que nos permitem estudar, analisar, dirigir, desenhar e avaliar agroecossistemas. E estes são considerados como unidades fundamentais para o estudo e planejamento das intervenções humanas em prol do desenvolvimento rural sustentável. Sob o ponto de vista da pesquisa
agroecológica, os primeiros objetivos não são a maximização da produção de uma atividade particular, mas sim a otimização do equilíbrio do agroecossistema como um todo.
            Em essência, o enfoque agroecológico corresponde à aplicação de conceitos e princípios da ecologia, da agronomia, da sociologia, da antropologia, da ciência da comunicação, da economia ecológica e de tantas outras áreas do conhecimento, no redesenho e no manejo de agroecossistemas que queremos que sejam mais sustentáveis através do tempo.
            Assim vemos que a agroecologia é uma tendência que a cada dia vem a ganhar mais espaço, visto que hoje há uma necessidade muito grande de se buscar novas alternativas de conservação e sustentabilidade.


Guilherme Teófilo e Bárbara Mourão.


6 comentários:

  1. A agroecologia deve se tornar ao longo dos próximos anos uma ferramenta fundamental para a manutenção e preservação de nossos biomas, já que, as fronteiras agrícolas principalmente em países em desenvolvimento e subdesenvolvidos vem cada vez mais aumentando, devido a crescente demanda de alimentos da população mundial.

    ResponderExcluir
  2. A agroecologia, um método sustentável, organico, só tende a crescer, visto que é comprovado que a maioria dos alimentos produzidos em massa na agricultura atual, são tratados com químicas que só prejudicam quem às ingere. É um método ideal! Parabens pelo blog!

    ResponderExcluir
  3. Gostei de mais do conteúdo que voçês trabalharam no blog. Penso que a agroecologia e educaçao ambiental são conceitos fundamentalmente necessários de se conhecer. E só aqui já foram esclarecidos vários apectos, portanto está muito bom...

    ResponderExcluir
  4. Muito legal, estamos mesmo precisando divulgar essas idéias que cooperam com o meio ambiente.

    ResponderExcluir
  5. o assunto é super interessante, a agroecologia se mostra excelente no aspecto de conservação ambiental. parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  6. Para alguém como eu que sou um leigo nessa área, o blog é de muita ajuda, pois tem textos bons e fáceis de entender. Parabéns

    ResponderExcluir