terça-feira, 19 de outubro de 2010

COMO SURGIU A EDUCAÇÃO AMBIENTAL



Todos fazemos parte do meio ambiente. Há uma ligação em tudo. Todos somos responsáveis pela construção de um mundo socialmente justo e ecologicamente equilibrado.”

Definir Educação Ambiental é falar sobre Educação dando uma nova dimensão: a dimensão ambiental, contextualizada e vinculada aos temas ambientais locais e globais. Este novo enfoque busca, através de uma consciência crítica, o surgimento de um novo modelo de sociedade, onde a preservação dos recursos naturais possa ser compatível com o bem-estar sócio-econômico da população.
As décadas de 60, 70, e 80 foram marcadas por fortes impactos nas relações do homem com a natureza, e que soaram como alarmes, chamando a atenção do mundo para a exaustão dos recursos naturais e fontes de energia, com o comprometimento da vida em sociedade. Ao constatar este cenário, o homem, através de suas organizações (governamentais e não-governamentais), nas diversas áreas do conhecimento, inicia a concepção de um modelo de desenvolvimento sustentado pautado pelo equilíbrio entre os parâmetros ambientais e sócio-econômicos.

1968 – Clube de Roma. 30 especialistas de vários países reúnem-se para estudo e análise da situação dos Recursos Naturais do Planeta.
Delegação da Suécia na ONU chama a atenção da comunidade internacional para a degradação do ambiente humano.
No Brasil começa a se delinear os primeiros passos do movimento ambientalista e um novo modelo de sociedade e novas relações entre os homens são assumidas pelo movimento político-cultural deste período.
1972 – Relatório conclusivo dos estudos realizados pelo Clube de Roma – Crescimento Zero.
O relatório oficial do Clube de Roma desperta nos países sub-desenvolvidos o receio de bloqueios no processo de industrialização e exploração dos recursos naturais.
1972 – Conferência Internacional sobre o Ambiente Humano – ONU/Estocolmo, Suécia – Avaliação dos problemas ambientais globais. Elaboração e divulgação da Carta de Princípios sobre o Ambiente Humano - 26 artigos entre os quais está incluída a Educação Ambiental.
A Comunidade Internacional pressiona o Brasil e condiciona a liberação de recursos externos à implantação de uma política de proteção ambiental.
1973 – No Brasil - Criação da Secretaria Especial de Meio Ambiente – SEMA, vinculada à Presidência da República.
1975 – Criação do Programa Internacional de Educação Ambiental (PIEA) no Encontro de Belgrado promovido pela UNESCO.
No Brasil – Revisão da Proposta de Ciências Naturais. Surgimento de movimentos ambientalistas em diferentes estados brasileiros.
1977 – I Conferência Internacional sobre Educação Ambiental, Tbilisi, Geórgia (ex URSS) – UNESCO – Marco conceitual em Educação Ambiental.
1979 – Encontro de Educação Ambiental para a América Latina – Costa Rica – UNESCO.
1981 – No Brasil – Instituída a Política Nacional de Meio Ambiente e consolidado o Sistema Nacional do Meio Ambiente. Fortalecimento dos órgãos estaduais de meio ambiente – CETESB, FEEMA, CPRH etc.
1986 a 1988 – Realização dos primeiros Cursos de Especialização em Educação Ambiental – UNB/SEMA. Ocorre a extinção da SEMA e a criação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA, integrando a este a SUDEPE e o antigo IBDF.
1987 – II Conferência Intergovernamental sobre Educação Ambiental – Moscou – UNESCO. Ênfase na formação de pessoal, pesquisa, informação e divulgação de experiências.
Na Europa e nos Estados Unidos - Reuniões preparatórias à Conferência Internacional das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento.
No Brasil – Parecer 226 – Conselho Federal de Educação- MEC. Indicação para interdisciplinaridade da Educação Ambiental.
1988 – No Brasil – Promulgação da Constituição Federal – Cap. I, Meio Ambiente. Trata da Educação Ambiental como obrigatória em todos os níveis de ensino, inclusive para a comunidade.
1989 – I Congresso Brasileiro de Educação Ambiental – Ibirubá – RS.
1990 – Lançamento do livro Our Common Future (Nosso Futuro Comum), coordenado pela Primeira Ministra da Noruega.
Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento da ONU – Relatório Brundtland.
1991 – No Brasil – Encontro Nacional de Políticas e Metodologias para a Educação Ambiental – MEC/SEMAM.
Novos cursos de Especialização em Educação Ambiental- UFMT/ IBAMA.
Portaria 678 – Ministério da Educação que trata do caráter interdisciplinar da Educação Ambiental.
1992 – Conferência Internacional da ONU para o Meio Ambiente e Desenvolvimento – ECO 92, Rio de Janeiro.
Convenções: Clima, Biodiversidade, Protocolo de Florestas, Direito Internacional e Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
Fórum Global – Conferência paralela das Organizações Não-Governamentais. Lançamento do Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e de Responsabilidade Global. Resultado final: Agenda 21 – bases para consolidar o Desenvolvimento Sustentável.
Congresso Mundial para Educação e Comunicação sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, Toronto, Canadá.
I Congresso Ibero-americano de Educação Ambiental: uma estratégia para o futuro, Guadalajara, México.
1993 – Congresso Su-lamericano de continuidade da Eco/92, Argentina.
No Brasil – Lei de Diretrizes de Bases da Educação Cap. VII, Educação Básica, Art. 36, Inciso I – Caráter obrigatório e interdisciplinar.
1995 – No Brasil – Novo Curso de Especialização em Educação Ambiental – UFPE/FUNDAJ.
1997 - II Congresso Ibero-americano de Educação Ambiental: em busca das marcas de Tbilisi, Guadalajara, México.
Conferência sobre Educação Ambiental" em Nova Delhi.
Conferência Internacional sobre Meio Ambiente e Sociedade: Educação e Conscientização Pública para a Sustentabilidade, realizado em Thessaloniki, Grécia. Organizada pela UNESCO e pelo Governo da Grécia, reuniu aproximadamente 1.200 especialistas de 83 países.
No Brasil - IV Fórum de Educação Ambiental e o I Encontro da Rede Brasileira de Educação Ambiental., em Guarapari, ES.
1998 - No Brasil - A Coordenação de Educação Ambiental do MEC promove 8 Cursos de Capacitação de Multiplicadores, 5 teleconferências, 2 Seminários Nacionais e produz 10 vídeos para serem exibidos pela TV Escola. Ao final deste ano, a Coordenação de Educação Ambiental é inserida na Secretaria de Ensino Fundamental - SEF no MEC, após reforma administrativa.
1999 - No Brasil - Lei No 9795 Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. MEC propõe o Programa PCNs em Ação atendendo às solicitações dos Estados. Meio Ambiente, uns dos temas transversais.
2000 - III Congresso Ibero-americano de Educação Ambiental: povos e caminhos para o desenvolvimento sustentável, Caracas, Venezuela.
2002 - Rio + 10 - Na cidade de Joanesburgo, África do Sul, foi realizada a Conferência reunindo representantes de 190 países. Os principais objetivos da conferência foram: avaliar a primeira década.
2003 - IV Congresso Ibero-americano de Educação Ambiental: um mundo melhor é possível, Havana, Cuba.
2004 - V Fórum Brasileiro de Educação Ambiental, em Goiânia, GO.
2006 - V Congresso Ibero-americano de Educação Ambiental, Joinville, Brasil.
2009 - VI Fórum Brasileiro de Educação Ambiental foi realizado na cidade do Rio de Janeiro, promovido pela Rede Brasileira de Educação Ambiental – REBEA.



Valeria Moretto

3 comentários:

  1. Educação Ambiental é algo obrigatório nos dias de hoje. O problema é que algumas pessoas ainda não estão nem aí pro meio-ambiente. Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Interessante essa materia, todos temos que nos consientizar nessa questão de educação ambiental, e muito importante trazer mais noticias sobre esse assunto, para fazermos um mundo melhor. Parabéns

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante a cronologia da Educação Ambiental, mas faltou inclusão da Rio + 20.

    ResponderExcluir